Avançar para o conteúdo principal

By Heart


No passado dia 17 o espetáculo By Heart encantou alunos, professores e funcionários na nossa escola. Foram muitos os autores, os livros e os textos lidos e ditos pelo ator Tiago Rodrigues. Nas suas caixas de fruta vieram muitos livros e, entre eles, um já velhinho que nos fala de um mundo onde os bombeiros queimam livros…

Fica a sugestão:

A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, por receio de que o povo possa ficar instruído e revoltar-se contra o poder estabelecido. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos factos por aparelhos de TV instalados nas suas casas ou em praças ao ar livre. O livro conta a história de Guy Montag que, no início, tem prazer com a sua profissão de bombeiro, cuja função é queimar livros e tudo que diga respeito à leitura. Quando Montag conhece Clarisse McClellan, uma menina de dezasseis anos que reflete sobre o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo, ele percebe o quanto tem sido infeliz. Passa a sentir-se incomodado com a sua profissão e descontente com a autoridade e com os cidadãos. A partir daí o protagonista tenta mudar a sociedade e encontrar a sua felicidade.
BRADBURY, Ray - Fahrenheit 451Nova Iorque, Ballantine Books, 1953.




"Learn by heart this poem of mine,

Books only last a little time,

And this one will be borrowed, scarred,

[...] Or slowly brown and self-combust,

When climbing Fahrenheit has got

To 451, for that's how hot

it will be when your town burns down.

Learn by heart this poem of mine."

FALUDY, Gyorgy, John Robert Colombo, ed. Learn by Heart This Poem of Mine: Sixty Poems and One Speech. Hounslow Press, 1983




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Boas leituras!

Livros. Papel e tinta. Palavras, frase, pensamentos e sentimentos. Intimidade partilhada. Momentos de solidão expostos à multidão. Todos os livros anseiam ser o livro de alguém. Na BIBLIOTECA os livros sentem-se sozinhos porque estão arrumados em estantes à espera de ávidos leitores, ou de quem nunca teve o mais remoto projeto de leitura. Um novo ano letivo está prestes a começar. Para todos, os que estão de regresso ou os que chegam de novo, votos de um bom ano de 2014-2015... e boas leituras!

Já leste um poema hoje?

 

Projeto Ler+Jovem : "Com livros/Sem idade"

Ler+Jovem Com livros/Sem idade O nosso projeto: A palavra oral e escrita, contada ou lida, numa onda de conhecimentos partilhados de forma intergeracional. Tradições, contos, lendas, poesia, autores clássicos, revistas, jornais, e-book, num estímulo à leitura mas também à capacidade de saber ouvir e comunicar. Num processo de socialização em que os mais novos ficam a saber que os mais idosos são livros vivos e os menos novos passam a ver os jovens como pessoas interessantes, capazes de algo mais do que estar permanentemente ligadas ao telemóvel ou ao computador. Este projeto deve contribuir para um encontro de valores estimulante da autoeducação. O projeto envolve os alunos de 10º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG) e a comunidade da união de freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, espaço geográfico de implantação da escola. A ESAG está inserida num contexto socioeconómico desfavorecido, com baixos índices de literacia, várias etnias e uma populaç