Avançar para o conteúdo principal

Projeto Ler+Jovem : "Com livros/Sem idade"



Ler+Jovem

Com livros/Sem idade

O nosso projeto:
A palavra oral e escrita, contada ou lida, numa onda de conhecimentos partilhados de forma intergeracional. Tradições, contos, lendas, poesia, autores clássicos, revistas, jornais, e-book, num estímulo à leitura mas também à capacidade de saber ouvir e comunicar. Num processo de socialização em que os mais novos ficam a saber que os mais idosos são livros vivos e os menos novos passam a ver os jovens como pessoas interessantes, capazes de algo mais do que estar permanentemente ligadas ao telemóvel ou ao computador. Este projeto deve contribuir para um encontro de valores estimulante da autoeducação.
O projeto envolve os alunos de 10º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG) e a comunidade da união de freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, espaço geográfico de implantação da escola. A ESAG está inserida num contexto socioeconómico desfavorecido, com baixos índices de literacia, várias etnias e uma população envelhecida. O interesse pelo livro é escasso, o acesso à cultura livresca difícil, o isolamento dos mais idosos é grande, a separação entre gerações enorme e o “choque tecnológico” ainda não chegou a muitos lares.
Por outro lado, uma parte significativa da população discente da ESAG não tem ligação afetiva com a leitura nem é leitor fluente.
Enquanto os mais idosos estão disponíveis, possuem conhecimentos e experiência, os mais jovens necessitam de melhorar a sua competência leitora promovendo o sucesso educativo e alargando as suas perspetivas sobre a cooperação intergeracional.
As atividades já realizadas:
Em Dezembro de 2015 houve um primeiro momento de encontro entre os jovens e os séniores. As leituras temáticas decorreram em dois dias nas associações de reformados, pensionistas e idosos da Horta das Figueiras e da Malagueira. Os nossos alunos de 10º H1 leram “Pássaros de Lata” de José Fanha e “Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Fizemos questão de oferecer uma pequena lembrança composta por vários títulos às duas associações.

Entre 14 e 18 de março de 2016 decorreu a semana da leitura intergeracional em parceria com a Universidade sénior. Ao longo do 2º período um grupo de alunas do 10ºH2 leu e analisou a obra “Os Gaibéus” de Alves Redol. No dia 17 realizou-se o encontro com os alunos da universidade sénior. Em maio vamos continuar esta troca de ideias, mas o título em análise será “Barranco de cegos”.
Neste projeto estão previstas outras atividades de promoção partilhada da leitura, a terem lugar neste e no próximo ano letivo, com estes e outros parceiros. Delas vos daremos conta neste blogue.

Nós na ARPI da Horta das Figueiras:



Nós na ARPI da Malagueira:




Nós na Universidade Sénior:







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Leitores de Segunda

  “Leitores de Segunda” voltou a reunir para falar de livros e de autores. Desta vez contou com a participação dos alunos de 11.º ano de Literatura Portuguesa que partilharam as suas leituras. Falámos de muitos livros: - “ Bipolar, Sim. Louca, Só Quando Eu Quero ”, de Bia Garbato, o qual ajuda a perder o medo de nos expormos. Através de histórias para ler, rir e chorar, a autora conta como o seu pai quis curar a sua euforia com chá de camomila e que escovar os dentes deprimida é mais difícil do que fazer rapel. Fala também de maternidade (sur)real, de relacionamentos e como perdeu 30 quilos encarando de frente a compulsão alimentar. O livro aborda assuntos delicados sem perder o bom humor. A autora explica como descobriu que a bipolaridade não a define e que ela pode ser, sim, muito louca. Mas só quando quiser. Um testemunho extraordinário sobre saúde mental e sobre como viver com a bipolaridade. - “ Tudo o Que Sei Sobre o Amor ”, de Dolly Alderton, onde a autora explica como s...

Leitores de Segunda

  Clube de Leitura: Leitores de Segunda 13 de janeiro de 2025 Os leitores voltaram a estar juntos para falar de livros. O Lourenço, que terminou no passado ano letivo o ensino secundário e já está na universidade, voltou para nos falar das suas (muitas) leituras. Como não poderia deixar de ser leu sobretudo livros relacionadas com o seu curso, por isso nos falou das obras: “ A Cigarra Filosófica. A vida é um jogo? ” de Bernard Suits, “um livro sobre a natureza dos jogos e sobre o próprio sentido da vida, mas que permite estabelecer um óbvio paralelismo com o conceito de arte que muitos consideram indefinível. Simon Blackburn, da Universidade de Cambridge, disse sobre este livro: «Este livro único deixou-me intelectualmente maravilhado. É um deslumbrante festim literário. Bernard Suits torna a filosofia agradável, como ela deve ser, e fá-lo sem comprometer de forma alguma a verdadeira profundidade. Discute não só Wittgenstein, mas a própria vida humana ao mais alto nível, num ...

Leitores de Segunda

  Clube de Leitura 05.02.2024 Novo encontro, com muitas e novas leituras que geraram discussão, temor, angustia e perplexidade. A Ana trouxe-nos o “Cemitério de Pianos”, de José Luís Peixoto, obra que vários outros membros do clube também já leram e todos concordam na dificuldade em acompanhar os protagonistas ao longo da narrativa. Mas a Ana também está a ler a “Eneida”, de Virgílio, numa prosa, com linguagem simples e acessível a todos, de Carlos Ascenso André. A Filipa está a ler Moby Dick, de Herman Melville, e estabeleceu o paralelo com outra obra que leu, “A História Secreta” de Donna Tartt, onde um grupo de estudantes, de estudos clássicos, começa a viver e a pensar de uma forma onde se torna indiferente viver ou matar. O Lourenço continua a ler a sua tetralogia e vai no terceiro livro, “Dois Reinos Negros” de Kendare Blake, mas também está a ler a biografia de “Platão”, de Eduardo Acín Dal Maschio. Os restantes leitores falaram de o “Auto-Retrato do Escritor Enquant...