Avançar para o conteúdo principal

Projeto Ler+Jovem : "Com livros/Sem idade"



Ler+Jovem

Com livros/Sem idade

O nosso projeto:
A palavra oral e escrita, contada ou lida, numa onda de conhecimentos partilhados de forma intergeracional. Tradições, contos, lendas, poesia, autores clássicos, revistas, jornais, e-book, num estímulo à leitura mas também à capacidade de saber ouvir e comunicar. Num processo de socialização em que os mais novos ficam a saber que os mais idosos são livros vivos e os menos novos passam a ver os jovens como pessoas interessantes, capazes de algo mais do que estar permanentemente ligadas ao telemóvel ou ao computador. Este projeto deve contribuir para um encontro de valores estimulante da autoeducação.
O projeto envolve os alunos de 10º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG) e a comunidade da união de freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, espaço geográfico de implantação da escola. A ESAG está inserida num contexto socioeconómico desfavorecido, com baixos índices de literacia, várias etnias e uma população envelhecida. O interesse pelo livro é escasso, o acesso à cultura livresca difícil, o isolamento dos mais idosos é grande, a separação entre gerações enorme e o “choque tecnológico” ainda não chegou a muitos lares.
Por outro lado, uma parte significativa da população discente da ESAG não tem ligação afetiva com a leitura nem é leitor fluente.
Enquanto os mais idosos estão disponíveis, possuem conhecimentos e experiência, os mais jovens necessitam de melhorar a sua competência leitora promovendo o sucesso educativo e alargando as suas perspetivas sobre a cooperação intergeracional.
As atividades já realizadas:
Em Dezembro de 2015 houve um primeiro momento de encontro entre os jovens e os séniores. As leituras temáticas decorreram em dois dias nas associações de reformados, pensionistas e idosos da Horta das Figueiras e da Malagueira. Os nossos alunos de 10º H1 leram “Pássaros de Lata” de José Fanha e “Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Fizemos questão de oferecer uma pequena lembrança composta por vários títulos às duas associações.

Entre 14 e 18 de março de 2016 decorreu a semana da leitura intergeracional em parceria com a Universidade sénior. Ao longo do 2º período um grupo de alunas do 10ºH2 leu e analisou a obra “Os Gaibéus” de Alves Redol. No dia 17 realizou-se o encontro com os alunos da universidade sénior. Em maio vamos continuar esta troca de ideias, mas o título em análise será “Barranco de cegos”.
Neste projeto estão previstas outras atividades de promoção partilhada da leitura, a terem lugar neste e no próximo ano letivo, com estes e outros parceiros. Delas vos daremos conta neste blogue.

Nós na ARPI da Horta das Figueiras:



Nós na ARPI da Malagueira:




Nós na Universidade Sénior:







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Boas leituras!

Livros. Papel e tinta. Palavras, frase, pensamentos e sentimentos. Intimidade partilhada. Momentos de solidão expostos à multidão. Todos os livros anseiam ser o livro de alguém. Na BIBLIOTECA os livros sentem-se sozinhos porque estão arrumados em estantes à espera de ávidos leitores, ou de quem nunca teve o mais remoto projeto de leitura. Um novo ano letivo está prestes a começar. Para todos, os que estão de regresso ou os que chegam de novo, votos de um bom ano de 2014-2015... e boas leituras!

Já leste um poema hoje?