Avançar para o conteúdo principal

Ciência na Biblioteca

        Continuamos a investir na área das ciências naturais e exatas com a consciência de que este é um território onde os resultados escolares dos alunos continuam a ser menos positivos e onde permanecem as dificuldades, por exemplo sobre simbologia, princípios, operações e terminologia próprias da física, química, biologia, geologia e matemática, muitas vezes porque não foram consolidados saberes e isso impediu a aquisição de competências.

    O trabalho desenvolvido nesta área mostra, por um lado, que alguns conteúdos são transversais às várias disciplinas: saber pesquisar, selecionar, tratar e produzir informação; saber respeitar as regras de realização de um trabalho de investigação; saber cooperar, partilhar, aceitar as ideias dos outros ou saber utilizar as TIC. Por outro lado, os programas oficiais das várias disciplinas também nos ajudam a definir uma linha de ação articulando as mais-valias que constituem a identidade da nossa escola.

     O programa da disciplina de Biologia e Geologia faz referência, nos recursos institucionais e locais de interesse ambiental, aos museus de história natural e, no módulo inicial sobre Diversidade na Biosfera, os conteúdos conceptuais são a diversidade, a organização, a extinção e a conservação das espécies: “Biologia: Sistemática dos seres vivos. Trabalho prático de classificação de seres vivos, tendo por base chaves dicotómicas simplificadas, com recurso a exemplares conservados. (…) Geologia: Classificar as rochas com base em critérios genéticos e texturais. Identificar a importância dos fósseis na datação das formações rochosas que os contêm.” (Amador, 2001)

    Tal como o programa da disciplina de Física e Química fala da utilização de materiais ou equipamentos como balanças, provetas, pipetas, varetas ou termómetros: “Objetivo: Identificar material e equipamento de laboratório e explicar a sua utilização/função. (…) Medição em química: Instrumentos para medição de grandezas físicas com diferentes precisões (pipetas volumétricas, pipetas graduadas, balões volumétricos, provetas, gobelés, balanças, termómetros...). (…) Identificação de uma substância e avaliação da sua pureza: Adquirir uma visão global das diferentes técnicas e equipamentos em utilização.” (Martins, 2001)

    Estes documentos fundamentam uma articulação entre a Biblioteca Escolar, o espólio arquivístico, museológico e didático da escola e as várias disciplinas por forma a contribuir para o objetivo principal de promover o sucesso escolar e educativo dos alunos, onde a função principal da biblioteca, do professor bibliotecário e da articulação curricular, é a de ajudar a transformar informação em conhecimento num processo feito de etapas para que o aluno venha a ser capaz de o fazer autonomamente.

    Quinzenalmente uma peça, escolhida por um docente, ocupa o espaço nobre da biblioteca e destaque nas redes sociais dando origem a um conjunto de iniciativas nas quais todos podem participar.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Leitores de Segunda

  “Leitores de Segunda” voltou a reunir para falar de livros e de autores. Desta vez contou com a participação dos alunos de 11.º ano de Literatura Portuguesa que partilharam as suas leituras. Falámos de muitos livros: - “ Bipolar, Sim. Louca, Só Quando Eu Quero ”, de Bia Garbato, o qual ajuda a perder o medo de nos expormos. Através de histórias para ler, rir e chorar, a autora conta como o seu pai quis curar a sua euforia com chá de camomila e que escovar os dentes deprimida é mais difícil do que fazer rapel. Fala também de maternidade (sur)real, de relacionamentos e como perdeu 30 quilos encarando de frente a compulsão alimentar. O livro aborda assuntos delicados sem perder o bom humor. A autora explica como descobriu que a bipolaridade não a define e que ela pode ser, sim, muito louca. Mas só quando quiser. Um testemunho extraordinário sobre saúde mental e sobre como viver com a bipolaridade. - “ Tudo o Que Sei Sobre o Amor ”, de Dolly Alderton, onde a autora explica como s...

Leitores de Segunda

  Clube de Leitura: Leitores de Segunda 13 de janeiro de 2025 Os leitores voltaram a estar juntos para falar de livros. O Lourenço, que terminou no passado ano letivo o ensino secundário e já está na universidade, voltou para nos falar das suas (muitas) leituras. Como não poderia deixar de ser leu sobretudo livros relacionadas com o seu curso, por isso nos falou das obras: “ A Cigarra Filosófica. A vida é um jogo? ” de Bernard Suits, “um livro sobre a natureza dos jogos e sobre o próprio sentido da vida, mas que permite estabelecer um óbvio paralelismo com o conceito de arte que muitos consideram indefinível. Simon Blackburn, da Universidade de Cambridge, disse sobre este livro: «Este livro único deixou-me intelectualmente maravilhado. É um deslumbrante festim literário. Bernard Suits torna a filosofia agradável, como ela deve ser, e fá-lo sem comprometer de forma alguma a verdadeira profundidade. Discute não só Wittgenstein, mas a própria vida humana ao mais alto nível, num ...

Leitores de Segunda

  Leitores de Segunda O Clube de Leitura da ESAG, no seu terceiro ano de existência, continua a reunir uma comunidade que gosta de ler e de partilhar com os outros o seu gosto pela leitura. Ao longo do ano letivo 2024-2025 encontrámo-nos habitualmente às segundas segunda-feira de cada mês. Contamos com num número de presenças que oscilou entre quatro e catorze e falámos sobre 62 livros. E ainda tivemos a presença de uma poeta e autora para nos falar dos seus livros. Estes são momentos em que cada um dos leitores fala dos livros que está a ler, apresenta o autor e a obra, faz uma síntese do texto, explica porque escolheu esse livro e as razões pelas quais o recomenda a outro leitor. Em cada encontro descobrimos novos livros e partimos com o enorme desejo de os ler. A partilha intergeracional oferece uma diversidade de títulos e autores e abre horizontes literários. Também a biblioteca escolar precisa de se adaptar adquirindo, sempre que possível, as obras que foram apresentada...