Avançar para o conteúdo principal

Pandemia e Literatura

 Literatura Portuguesa 10º ano - Projeto Individual de Leitura

            Pandemia e Literatura

 Montado em seu cavalo alado, muitos séculos antes da nossa Era, Belerofonte foi o único herói grego que conseguiu derrotar a Quimera. Mas é bem possível que ela tenha voltado a assombrar-nos em pleno século XXI, sem que um outro ou o mesmo Belerofonte nos possa acudir.

Criação do imaginário da antiguidade clássica, a Quimera, monstro híbrido de três animais, espalhou pânico, catástrofe e mortes por toda Grécia antiga, deixando rastros de desgraça por onde passava. Mais ou menos como agora vivenciamos, atónitos e amedrontados, os destroços que o novo corona vírus provoca em todo o planeta. Seria ele uma Quimera?

 A arte, e mais concretamente a literatura, tem o dom de antecipar acontecimentos, de criar histórias que, ainda que nos pareçam improváveis, nos prendem e nos cativam pelo poder da palavra.

Por outro lado, a História tem-nos mostrado ao longo do tempo que as piores predições se podem transformar em realidades e nos nossos piores pesadelos.

A situação atual leva-nos a refletir sobre o mundo em que vivemos, desenvolvido, globalizado, dominado pela mão do Homem e, ao mesmo tempo, frágil quanto ao seu bem-estar físico e psicológico, inesperadamente postos em causa.

A História e a Literatura dão-nos grandes lições e serão decerto uma boa companhia em tempos de isolamento forçado, propício à reflexão.

As sugestões de leitura que se apresentam poderão trazer pistas interessantes para todos os que gostam de ler.

Para os que não gostam, serão certamente fontes de informação e contributos importantes para uma reflexão e formulação de opiniões. 

O ano da peste negra

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Impulsivo como sempre, João carrega nuns botões marcando sem querer uma data fatídica: 1348. Não foi preciso mais nada para a máquina do tempo disparar para esse ano, o ano em que a tremenda peste negra varreu a Europa, assassinando milhões de pessoas. Claro que Orlando quis voltar para trás, só que a máquina avariou.

 
(…)

 

(...)

                                                                    (…)

As pandemias são doenças contagiosas que têm uma propagação muito rápida. As taxas de mortalidade são responsáveis por causar maior ou menor pânico. A Peste negra dizimou metade da população da Europa da Idade Média. Na ânsia de se salvarem, os mais abastados costumavam mudar de cidade assim que a Peste chegava.

Sete séculos depois, a peste negra continua a ser uma das epidemias mais letais da história. De 1333 a 1351, 50 milhões de pessoas morreram da doença — causada pela bactéria Yersinia pestis.


População usa máscara para se proteger da peste negra




Máscara usada durante a peste negra

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Leitores de Segunda

  Leitores de Segunda O Clube de Leitura da ESAG, no seu terceiro ano de existência, continua a reunir uma comunidade que gosta de ler e de partilhar com os outros o seu gosto pela leitura. Ao longo do ano letivo 2024-2025 encontrámo-nos habitualmente às segundas segunda-feira de cada mês. Contamos com num número de presenças que oscilou entre quatro e catorze e falámos sobre 62 livros. E ainda tivemos a presença de uma poeta e autora para nos falar dos seus livros. Estes são momentos em que cada um dos leitores fala dos livros que está a ler, apresenta o autor e a obra, faz uma síntese do texto, explica porque escolheu esse livro e as razões pelas quais o recomenda a outro leitor. Em cada encontro descobrimos novos livros e partimos com o enorme desejo de os ler. A partilha intergeracional oferece uma diversidade de títulos e autores e abre horizontes literários. Também a biblioteca escolar precisa de se adaptar adquirindo, sempre que possível, as obras que foram apresentada...

Leitores de Segunda

                                              Clube de Leitura 11.12.2023 Nesta segunda-feira, entre a reflexão sobre a condição humana e a ficção, os nossos alunos falaram de obras muito distintas. A Filipa pronunciou-se sobre Kafka e as suas obras “A Metamorfose” e “O Processo”. Na primeira obra, metamorfoseado num monstruoso inseto, a personagem vê-se confrontada com o comportamento humano, a indiferença, a impotência perante o absurdo e a frustração provocada por uma sociedade opressora e burocrática. Na segunda Joseph fica preso no seu quarto e envolvido num processo para o qual não há fim nem solução. O Lourenço apresentou-nos a autora Kendare Blake e as suas obras “Três Coroas Negras” e “Um Trono Negro”. A cada geração, na obscura ilha de Fennbirn, nascem três irmãs gémeas. Quando completam 16 anos começa a Batalha. Quem sobreviverá? Mas a viagem na leitura tam...

Leitores de Segunda

  Clube de Leitura: Leitores de Segunda 13 de janeiro de 2025 Os leitores voltaram a estar juntos para falar de livros. O Lourenço, que terminou no passado ano letivo o ensino secundário e já está na universidade, voltou para nos falar das suas (muitas) leituras. Como não poderia deixar de ser leu sobretudo livros relacionadas com o seu curso, por isso nos falou das obras: “ A Cigarra Filosófica. A vida é um jogo? ” de Bernard Suits, “um livro sobre a natureza dos jogos e sobre o próprio sentido da vida, mas que permite estabelecer um óbvio paralelismo com o conceito de arte que muitos consideram indefinível. Simon Blackburn, da Universidade de Cambridge, disse sobre este livro: «Este livro único deixou-me intelectualmente maravilhado. É um deslumbrante festim literário. Bernard Suits torna a filosofia agradável, como ela deve ser, e fá-lo sem comprometer de forma alguma a verdadeira profundidade. Discute não só Wittgenstein, mas a própria vida humana ao mais alto nível, num ...