Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Poesia

Estamos a comemorar o Dia Mundial da Poesia. Num trabalho colaborativo entre alunos, professores, biblioteca e plano nacional das arte são muitas as atividades que estão a decorrer neste dia 21 de março. Partihamos o padlet que a professora Teresa Vilas Boas e os seus alunos de 9.º prepararam para todos nós.

 

Criado com o Padlet
Também os alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial criáram um conjunto de poemas originais para assinalar este dia. 
 “ Fátima” 
 Chorei, olhei … eu ri, deitei. Desceu a lágrima, legítima, com lástima, na Fátima, a vítima… Sequei, arrisquei…… meus olhos arregalei! Doeu, bateu e a dor venceu. A Fátima quem é? É ela ….. a mulher. Mulher forte, da arte, da corte, de marte, Doutro mundo… surreal, rival do tradicional. O fim é o começo, por isso resplandeço e o final… é só o recomeço. O ponto final não é o fim…. é como capim, que cresce e morre, mas vive e socorre. A amizade necessária neste momento é aquela, valente e recente. Acabamos aqui, rindo e vivendo, mas mesmo assim, me rendo. Autor: Sabrina Victória, 2º PTAPS Poema criado para o Dia Mundial da Poesia ........................................................................ 
Num simples olhar Num simples olhar, senti o conforto e o abraço que me faltava. Deixaste saudade quando partiste, mas nem fizeste força para ficar. Perdi-te te num abrir e fechar de olhos, foi como se nunca tivesses cá estado. Como posso deixar-te ir , Se não passas de uma simples memória. Autor: Andreia Guerra , 2º PTAPS Poema criado para o Dia Mundial da Poesia ......................................................................... 
“Amor Proibido” 
 Rompe-me a dor, esvanece-se a magia, quis dar-te o meu amor, transformar a minha noite em dia. Para mim é demasiado tarde, para ti demasiado cedo, mil anos não chegariam, para me poder explicar para me poder curar. Se pudesse dava- te uma escada, que unisse o meu mundo ao teu, mas não há nada que nos faça viver debaixo do mesmo céu. Nada pode mudar o destino, juntar dois mundos diferentes, o amor não vai mudar o que já foi criado, e a minha vida…… foi dada ao diabo. Amo-te para sempre, Mas não posso ficar a teu lado. Acabo de morrer mais um bocado, não é justo …não é certo, estou do outro lado do mundo, Mas para ti, aqui tão perto . Autor: Daniela Godinho , 2º PTAPS Poema criado para o Dia Mundial da Poesia .............................................................. 
“Poema para ti” 
 Neste dia tão especial Pediram-me um poema… Que irei escrever….Afinal? Palavras soltas….um teorema? Hoje é dia de inspiração Sentimentos não me faltam, Uns bons, outros não, Alguns estão presos, não escapam… O coração sorri e chora, Em simultâneo ou tão disperso, Para dentro e para fora, Sem sentido ou em verso. Do meu ser te fizeste, Dele te alimentaste Mas irás partir Esteja o que estiver…para vir. Deste luz à minha vida Trouxeste amor….minha querida. Para sempre ….tu e eu… Filha minha….amor meu… Autor: Professora Ana Paula Murcela Poema criado para o Dia Mundial da Poesia .......................................................... 
“Com uma palavra se começa um poema” 
 Neste dia tão especial, Pediram-me um poema, Poema esse que te escrevo, Com amor, carinho e paixão, Paixão, que habita no meu coração de tal maneira ,que perco o chão. Sem chão, mas com pés firmes, alcançarei a tua mão e alegria... Tudo….num só dia. Dia em que respiro fundo e digo, Eu te amo…te amo com todo o meu ser, És a minha luz, o ar que preciso. Não importa o que vai acontecer… Jamais te irei esquecer!!! Autor: Alunos do 2º PTAPS Poema criado para o Dia Mundial da Poesia ................................................................. 
“Amor, a verdade do momento” 
 “Amo-te”… tão fácil de dizer mas difícil de sentir. O amor é a verdade mais verdadeira que já vi em toda a minha vida. “Só tens 17 anos e não sabes o'que é o amor”… dizem eles …Posso ter só 17 anos mas o amor para mim é a alegria do meu irmão, o sorriso do meu pai e a felicidade da minha mãe, é o carinho dos meus avôs, a companhia dos meus amigos. O amor que está no meu coração é tão grande que às vezes tenho a sensação que vou explodir. É tão fácil dizer que não sabemos amar com medo de magoar-nos, mas a verdade é que o amor é lindo de sentir e maravilhoso de viver. Amor é a brisa de uma noite de verão… Amor é a família toda reunida na ceia de natal… Amor é a verdade do momento … Quantas vezes já disseste : “Eu Amo-te” a uma pessoa e agora são dois desconhecidos que naquele momento se amaram tanto? Amor é a verdade do momento. “Amo-te” fácil de dizer mas difícil de sentir … Autor: Rafaela Pereira , 2º PTAPS Poema criado para o Dia Mundial da Poesia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Boas leituras!

Livros. Papel e tinta. Palavras, frase, pensamentos e sentimentos. Intimidade partilhada. Momentos de solidão expostos à multidão. Todos os livros anseiam ser o livro de alguém. Na BIBLIOTECA os livros sentem-se sozinhos porque estão arrumados em estantes à espera de ávidos leitores, ou de quem nunca teve o mais remoto projeto de leitura. Um novo ano letivo está prestes a começar. Para todos, os que estão de regresso ou os que chegam de novo, votos de um bom ano de 2014-2015... e boas leituras!

Já leste um poema hoje?

 

Projeto Ler+Jovem : "Com livros/Sem idade"

Ler+Jovem Com livros/Sem idade O nosso projeto: A palavra oral e escrita, contada ou lida, numa onda de conhecimentos partilhados de forma intergeracional. Tradições, contos, lendas, poesia, autores clássicos, revistas, jornais, e-book, num estímulo à leitura mas também à capacidade de saber ouvir e comunicar. Num processo de socialização em que os mais novos ficam a saber que os mais idosos são livros vivos e os menos novos passam a ver os jovens como pessoas interessantes, capazes de algo mais do que estar permanentemente ligadas ao telemóvel ou ao computador. Este projeto deve contribuir para um encontro de valores estimulante da autoeducação. O projeto envolve os alunos de 10º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG) e a comunidade da união de freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, espaço geográfico de implantação da escola. A ESAG está inserida num contexto socioeconómico desfavorecido, com baixos índices de literacia, várias etnias e uma populaç