Avançar para o conteúdo principal

Leitores de Segunda

 


Clube de Leitura 05.02.2024

Novo encontro, com muitas e novas leituras que geraram discussão, temor, angustia e perplexidade.

A Ana trouxe-nos o “Cemitério de Pianos”, de José Luís Peixoto, obra que vários outros membros do clube também já leram e todos concordam na dificuldade em acompanhar os protagonistas ao longo da narrativa. Mas a Ana também está a ler a “Eneida”, de Virgílio, numa prosa, com linguagem simples e acessível a todos, de Carlos Ascenso André.

A Filipa está a ler Moby Dick, de Herman Melville, e estabeleceu o paralelo com outra obra que leu, “A História Secreta” de Donna Tartt, onde um grupo de estudantes, de estudos clássicos, começa a viver e a pensar de uma forma onde se torna indiferente viver ou matar.

O Lourenço continua a ler a sua tetralogia e vai no terceiro livro, “Dois Reinos Negros” de Kendare Blake, mas também está a ler a biografia de “Platão”, de Eduardo Acín Dal Maschio.

Os restantes leitores falaram de o “Auto-Retrato do Escritor Enquanto Corredor de Fundo”, de Haruki Murakami, e como o exercício pode ser uma lição de vida; de “Manhã e Noite”, de Jan Fosse, e surgiram duas interpretações totalmente diferentes desta obra; de “Orlando” de Virgínia Wolff; do “O Homem que Plantava Árvores”, de  Jean Giono, e como um pequeno gesto de um homem só pode mudar uma comunidade; de “Para Tão Curtos Amores, Tão Longa Vida”, de Daniel Sampaio e de “Alguém Falou Sobre Nós”, de Irene Vallejo, livros que nós dão tempo para pensar na humanidade e na afetividade real.

Houve ainda tempo para falar de “Coisa que Não Edifica Nem Destrói”, de Ricardo Araújo Pereira, e refletir seriamente sobre os limites do humor, e não só!





 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Boas leituras!

Livros. Papel e tinta. Palavras, frase, pensamentos e sentimentos. Intimidade partilhada. Momentos de solidão expostos à multidão. Todos os livros anseiam ser o livro de alguém. Na BIBLIOTECA os livros sentem-se sozinhos porque estão arrumados em estantes à espera de ávidos leitores, ou de quem nunca teve o mais remoto projeto de leitura. Um novo ano letivo está prestes a começar. Para todos, os que estão de regresso ou os que chegam de novo, votos de um bom ano de 2014-2015... e boas leituras!

Já leste um poema hoje?

 

Projeto Ler+Jovem : "Com livros/Sem idade"

Ler+Jovem Com livros/Sem idade O nosso projeto: A palavra oral e escrita, contada ou lida, numa onda de conhecimentos partilhados de forma intergeracional. Tradições, contos, lendas, poesia, autores clássicos, revistas, jornais, e-book, num estímulo à leitura mas também à capacidade de saber ouvir e comunicar. Num processo de socialização em que os mais novos ficam a saber que os mais idosos são livros vivos e os menos novos passam a ver os jovens como pessoas interessantes, capazes de algo mais do que estar permanentemente ligadas ao telemóvel ou ao computador. Este projeto deve contribuir para um encontro de valores estimulante da autoeducação. O projeto envolve os alunos de 10º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG) e a comunidade da união de freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, espaço geográfico de implantação da escola. A ESAG está inserida num contexto socioeconómico desfavorecido, com baixos índices de literacia, várias etnias e uma populaç